segunda-feira, 23 de maio de 2011

As Estruturas Geográficas



Nas estruturas geográficas o sistema de culturas é formado pela associação de culturas no interior de uma exploração, do qual a paisagem agrícola é uma estrutura.
Para Littré a estrutura é uma modalidade de arranjo pertencente aos corpos organizados, onde os corpos compõem de partes elementos múltiplos e diversos por sua natureza; já Lalande a estrutura é um conjunto formado de fenômenos de tal forma solidários que cada um deles depende dos demais, enquanto isso Nadel afirma que os fatos possuem uma estrutura sempre que eles manifestam uma articulação definida, uma disposição regrada das partes.
Tendo em vista esses conceitos nota-se que cada um define dos escritores estrutura com visões um pouco diferenciada.
(p.33) F. Perroux escreve que “as estruturas são as proporções e relações que caracterizam um conjunto econômico localizado no tempo e no espaço”.
Piaget diz que estrutura é um sistema de transformações que comporta leis como todo sistema. Em minha opinião a visão de Piaget é uma das mais completas

Comentário: Conclui-se que nestas diversas definições do qual retornam as idéias de coerência e de solidariedade entre elementos cuja natureza pode ser diferente, mas que reagem mutuamente uns sobre os outros.
(p.34) “Por essência, toda estrutura é dialética; sabe-se que existe ação dialética sempre que os elementos que compõem um sistema reagem de maneira continua uns sobre os outros e se condicionam reciprocamente”.


Luana Flávia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Vai menina Lua, extraía da vida o melhor... Dê cabeçadas por intuição, nem toda cabeçada é maldita... Vá entender!!! Nem todo acerto acres...