sábado, 16 de julho de 2016

AS MULHERES NOS ESPAÇOS PÚBLICOS



Em uma dessas minhas reflexões diárias sobre algumas temáticas, uma em especial me chamou atenção demasiadamente. Então fui lá no Google e em diversas outras fontes de pesquisa, e peguei alguns dados bastante relevantes e concretos.
Chamou minha atenção um dado sobre a representatividade das Mulheres na Câmara Municipal de João Pessoa.
Nos dias atuais menos de 10% das vagas na Câmara Municipal de João Pessoa são ocupadas por mulheres. Das vinte e quatro vagas de vereador atualmente na Câmara Municipal de João Pessoa, apenas duas são ocupadas por mulheres. Isso representa menos de 10% do poder legislativo municipal atualmente. Estes dados são inversamente proporcionais à parcela de mulheres no eleitorado pessoense, que corresponde atualmente a 55% das pessoas aptas à votar na Capital, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE-PB).
Na Paraíba, o número de eleitoras segue a mesma tendência, segundo o TSE, chegando a 52% do total, e em cidades como Campina Grande, Santa Rita, Bayeux e Patos, os números são semelhantes ficando com 54%, 52%, 53% e 54% respectivamente.
Na minha visão crítica falando como Especialista em Gestão Pública, esses dados mostram que as mulheres estão longe de ter uma participação política considerada ideal na luta por mais garantias e direitos das mulheres na sociedade.


“É de extrema necessidade que as mulheres se unam e se movimentem mais. Antes de qualquer cota que os partidos devam preencher, o interesse por mudança deve prevalecer. Nós mulheres precisamos nos interessar mais por política, para que assim possamos interferir de fato nas decisões públicas. Só assim, as políticas públicas serão mais aplicadas”.
O pior é que os poucos espaços atualmente preenchidos pelas mulheres em cargos públicos, e também desinteresse delas pela política, acaba tornando o problema ainda maior. Compartilho da opinião que a participação das mulheres na política deve acontecer sim e de forma natural, a partir do desejo de mudança e de uma maior participação feminina em cargos públicos. Luana Flávia – Especialista em Gestão Pública, Professora e Geógrafa. #TransformarOFuturo
#ComNovasIdeias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Vai menina Lua, extraía da vida o melhor... Dê cabeçadas por intuição, nem toda cabeçada é maldita... Vá entender!!! Nem todo acerto acres...